Extra, extra#!
Começo a falar primeiramente sobre as fórmulas de base! Mas qual é a melhor para cada tipo de pele?
O mais importante, é sempre conhecer os acabamentos de base, para que mais pra frente facilite na hora de testar a base.
Matte ou Opaca: A base vai ser opaca, não vai ter brilho, glow, nada disso.
Semi-Matte: É quase opaca mas não fica tão artificial ou pesada quanto a opaca.
Satin ou Acetinado: Esse tipo de acabamento tem um leve brilho, que parece aquele glow de pele saudável, aquele efeito que geralmente quem tem pele seca ama e quem tem pele oleosa odeia.
Sheer: É um acabamento bem fino, com pouca cobertura. Geralmente são produtos para uniformizar o tom da pele e não para corrigir imperfeições.
Mas sabendo o que cada acabamento significa, vamos aprender quais são melhores para cada tipo de pele!
- Pele seca
Procure bases Sheers ou acetinados. Bases líquidas ou cremosas costumam cuidar melhor da pele seca porque algumas além de cobrir hidratam a pele. Além disso, bases em pó tendem a ressecar a pele. Se você quer uma base compacta, aposte na base em creme e fique longe das em pó.
Dicas de Bases: Flawless da Avon, Flawless da Benefit, Healthy Mix Bourjois, Duda Molinos, Vita acqua lumiére da Chanel, Velvet da Contém 1g, DiorSkin nude e forever, Face & body, a sculpt e a mineralizes da Mac são ótimas opções para uma pele seca, HD da Tracta, Base Natura Faces, Clinique Super Moisture. A natura una também tem algumas bases que são ótimas para pele seca. Aposte em BB Creams também e hidratantes com cor. Geralmente as bases anti-idade são muito boas para pele seca, porque já vão ajudar a previnir as linhas finas que aparecem tão cedo nesse tipo de pele, além de promover a hidratação que essa pele necessita.
- Pele normal
E essa é a pele que as " mina gosta", pois aqui é permitido usar qualquer tipo de base. Daí vai do que você prefere para o dia a dia, duração, hidratação, anti idade. Você que manda!
- Pele mista ou Oleosa
Procure por acabamentos Opacos ou Semi Opacos. Geralmente as bases mais brilhosas e molhadinhas vão te deixar achando que a pele está oleosa, ou não vão funcionar para você. Cola na minha que vai dar certo! ok?
Dicas de Bases: Lancome Color Ideal e Teint Miracle, Pro Longwear e Studio fix fluid Mac, Sheer Matte Nars, Mary Kay acabamento matte TimeWise, Match Master Mac, Make up for ever Mat Velvet.Mas se mesmo assim você não conseguir acertar na base, aposte em um primer com controle de brilho ou matificante, ajuda bastante.
- E a cobertura da base?
Algumas pessoas pensam que quanto maior a cobertura, melhor vai ficar a maquiagem, nem sempre isso acontece, temos sempre que ficar de olho nisso e sempre saber dosar a base para que a gente consiga a cobertura desejada. Mas quando o modo certo não é feito, a gente acaba usando essas bases pesadas e ficando com uma aparência artificial, e não é o que a gente quer né?! ´
Mas particularmente, por incrível que pareça eu prefiro uma base com uma cobertura mais pesada, pois com ela da para fazer um pele leve, média e com alta cobertura, e dá até mesmo para substituir um corretivo, é versátil, nem sempre um base com cobertura pesada é uma vilã! Mas lembre-se, dosar sempre aos poucos, sem ficar com cara de máscara viu!?
- Se você tem a pele quase perfeita
Esqueça um pouco aquelas bases de cobertura alta ou média e aposte nas bases bem fluídas de cobertura baixa. Aposte em hidratantes com cor ou bb creams e desencane de pele perfeita. Se você tem bases pesadas pode dilui-las em hidratante, misture uma porção de hidratante com uma porção de base e aplique no rosto. Fácil assim!
- Se você tem algumas manchas e imperfeições
Procure por bases de cobertura média e aposte em um bom corretivo em cima das manchas e imperfeições. Dessa maneira você se concentra onde realmente há um problema e não no rosto inteiro. Com algumas bases você pode construir a cobertura, eu gosto muito de passar uma camada de base em todo o rosto e uma segunda camada apenas onde há necessidade. Vale a dica!
- Se você tem muitas cicatrizes ou imperfeições
Procure por bases de cobertura média-alta. Hoje em dia há algumas formulas que cobrem bastante sem deixar aquela aparência de pele pesada( as da dermablend são ótimas para esses problemas). Nesse caso vale a pena investir numa BOA base.
E se você é negra, a busca é ainda mais difícil. Pois muitas marcas não tem tons de base tão escuros, e algumas que tem tendem a acinzentar a pele. Felizmente há muita diversidade de raças no Brasil e várias marcas estão começando a investir nesse mercado! A mesma coisa para quem é muito branca. Novas cores cada vez mais claras (e escuras) estão surgindo.
E se você comprou uma base que transfere, tente assenta-la com um pouco de pó ou com um lencinho limpo. Ajuda bastante!
Se a sua base está muito clara ou muito escura você pode misturar ela com outra base na hora de aplicar, ou tentar consertar com um pó mais claro ou escuro por cima. Só não recomendo que você misture a base para usar depois porque ela tende a ficar muito ressecada.
Tendo essas dicas em mente, vá a caça da base perfeita, só não fique triste se você não achar o item que você está procurando nos primeiros meses ou semanas. Infelizmente esse tipo de busca demora muito, e você vai acabar investindo em bases não tão perfeitas assim. Mas não desista, há sempre uma base perfeita para todo mundo!
Tendo essas dicas em mente, vá a caça da base perfeita, só não fique triste se você não achar o item que você está procurando nos primeiros meses ou semanas. Infelizmente esse tipo de busca demora muito, e você vai acabar investindo em bases não tão perfeitas assim. Mas não desista, há sempre uma base perfeita para todo mundo!
E aí, se empolgou? vão bora escolher a base perfeita?
- Be a ba da base!
Nenhum comentário:
Postar um comentário